Pular para o conteúdo

Abertura de dados da pandemia é tema de novo livro da Open Knowledge Brasil

Capa do livro digital “Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil”

A Open Knowledge Brasil (OKBR) lançou na última quarta-feira (17/11) o livro digital “Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil”. O e-book sobre o histórico da iniciativa que monitorou a disponibilidade de dados e informações concernentes à crise sanitária em Estados, capitais e União está disponível para download. A Lagom Data está creditada como uma das instituições parceiras do projeto.

Com foco no impacto do Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19), a publicação relata como o monitoramento contribuiu para pautar a transparência na imprensa, subsidiar pesquisas acadêmicas, além de inspirar projetos de lei e iniciativas voltadas à abertura de dados. O ITC-19 ainda embasou decisões judiciais, servindo como referência para determinações que cobraram a transparência de governos nos três níveis da federação.

“O ITC-19 é um caso de advocacy bem-sucedido. Houve uma intervenção muito perceptível. Conseguimos mover as estruturas do poder público a partir desse monitoramento”, comenta na publicação Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR.

Baixe aqui o seu exemplar do e-book.

Marcações: