Monitor da Covid: Vacinação

Conheça abaixo o estado atual da vacinação contra a Covid-19 nos Estados brasileiros.

Os dados seguem as atualizações disponíveis no OpenDataSUS, e têm variados graus de defasagem em relação ao que os municípios informam. Ainda assim, são atualizados diariamente. Como se trata de uma massa imensa de dados (mais de 50 GB diários no meio de julho de 2021), atualizamos semanalmente. Isso permite observar a evolução de alguns padrões.

Assinantes do monitoramento têm acesso ao histórico completo de casos confirmados e óbitos por município, além das mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (em 70% dos casos, são Covid não diagnosticada).

O gráfico abaixo é uma estimativa de como está o andamento da vacinação na população inteira, seguindo a pirâmide etária do Brasil de cada Estado.

Os microdados de vacinação apresentam graus diferentes de atraso conforme o município ou até o posto de saúde, então é bem provável que num dado Estado, especialmente nas faixas etárias mais recentemente vacinadas, o número esteja baixo.

Essa pirâmide é uma projeção matemática feita pelo IBGE em 2019 - usando dados do Censo 2010 e das pesquisas amostrais que fizeram desde então para atualizar a dinâmica demográfica. Então, cada faixa etária pode ter uma população real maior ou menor do que a projeção em cada Estado.

Leve em conta também que a maioria dos mortos de Covid não estavam vacinados. Lembre que as mortes de Covid, em 2020 e no começo de 2021, afetaram proporcionalmente mais as faixas etárias mais altas.

Este gráfico é proporcional: ele observa qual a porcentagem da população estimada de cada faixa etária ainda não tomou sequer a primeira dose da vacina. Todas as cautelas de leitura informadas acima valem também aqui.

Já neste gráfico, você pode ver por faixa etária a porcentagem da população que já recebeu duas doses ou dose única das vacinas em cada Estado.

Um dos problemas dos dados de vacinação é a falta de preenchimento de campos importantes, como o grupo de prioridade em que está o paciente que recebeu a vacina ou até mesmo a cor e raça da pessoa. O gráfico abaixo é um dos criados em parceria com a Open Knowledge Brasil, no projeto Transparência da Covid-19. Veja todos no site do projeto.