Eleições 2022

Acompanhe nesta página os infográficos interativos da Lagom Data sobre os temas eleitorais de 2022. Eles serão atualizados frequentemente.

Caso o seu site queira licenciar a publicação de algum destes gráficos, ou fazer uma consulta sobre a contratação de coleta, análise e visualização de dados sobre estes ou outros temas, entre em contato.

Você também pode colaborar entrando no crowdfunding deste projeto.

Pesquisas eleitorais

Desde o início de 2022, a Lagom Data está monitorando todas as pesquisas eleitorais registradas junto ao TSE e coletando seus dados para preparar visualizações das pesquisas presidenciais.

Está nos planos oferecer um curso de leitura de pesquisas eleitorais. Caso você tenha interesse em participar ou receber mais informações, deixe seus dados de contato neste link.

Veja o infográfico abaixo, que será atualizado conforme novas pesquisas forem publicadas.

Além de agregar as pesquisas por instituto que as produziu, ele também calcula seis médias dos resultados de cada candidato por quinzena:

  • a média dos resultados de todos os institutos
  • a média excluindo os resultados de institutos muito discrepantes
  • a média dos resultados de pesquisas face a face
  • a média dos resultados de pesquisas telefônicas
  • a média dos resultados das pesquisas encomendadas pelo mercado financeiro ("bancos")
  • a média dos resultados das pesquisas encomendadas por empresas jornalísticas ("mídia")

O único cenário de segundo turno observado por todos os institutos é Lula x Bolsonaro. Por isso, é dele que fazemos o gráfico abaixo. Caso outros cenários sejam captados com mais frequência, incluiremos aqui (estamos coletando os dados).

Por sugestão do Lucas Lago, publicamos abaixo a lista das pesquisas incluídas. Algumas delas só têm o dado do primeiro turno.

Janela partidária

Está aberta, no mês de março, a chamada janela partidária – período em que os deputados podem mudar de partido livremente visando a legenda para concorrer na eleição de 2022. O colunista Thomas Traumann chama isso de "a mãe de todas as pesquisas", pois o destino da massa dos parlamentares do "baixo clero" no quadro partidário mostra suas apostas no resultado da eleição presidencial.

Criamos os gráficos abaixo, que serão atualizados automaticamente, para observar o mercado dos passes dos membros do Congresso atualmente em exercício. Na Câmara, contabilizamos o partido pelo qual se elegeram, em 2018, o partido de que faziam parte ao iniciar o ano legislativo, em fevereiro, e o seu partido atual.

Abaixo, num gráfico de fluxo, é possível observar os movimentos entre os partidos.

Os gráficos usam dados do TSE (para o partido da eleição) e da Câmara dos Deputados.

Estes são os movimentos registrados nos últimos dias:

Aqui, o cenário final é o mesmo mas o inicial indica por qual partido se elegeram os deputados que agora negociaram seu passe.

Vamos ver o caminho completo agora?

Quem pulou a janela partidária

By Marcelo / março 9, 2022

Está aberta, no mês de março, a chamada janela partidária – período em que os deputados podem mudar de partido livremente visando a legenda para concorrer na eleição de 2022. O colunista Thomas Traumann chama isso de “a mãe de todas as pesquisas“, pois o destino da massa dos parlamentares do “baixo clero” no quadro… Continue a ler »Quem pulou a janela partidária

Acompanhe os resultados das pesquisas eleitorais

By Marcelo / março 4, 2022

Desde o início de 2022, a Lagom Data está monitorando todas as pesquisas eleitorais registradas junto ao TSE e coletando seus dados para preparar visualizações das pesquisas presidenciais. Está nos planos oferecer um curso de leitura de pesquisas eleitorais. Caso você tenha interesse em participar ou receber mais informações, deixe seus dados de contato neste… Continue a ler »Acompanhe os resultados das pesquisas eleitorais

El País: análise das falas de Bolsonaro mostra escalada de autoritarismo

By Marcelo / julho 26, 2021

Para análise, Lagom Data coletou íntegra do texto de 406 discursos de Bolsonaro disponíveis no site oficial do Planalto, além de legendas automáticas de 89 das 110 lives do presidente