Pular para o conteúdo

Como foi a votação final do arcabouço fiscal pelos deputados

  • por

A Câmara dos Deputados aprovou em votação final, na noite desta terça-feira (23.ago), o texto do arcabouço fiscal. Agora, ele segue para sanção presidencial e passará a ser lei.

A principal alteração enviada pelo Senado para a avaliação dos deputados foi a exclusão do limite de despesas sobre o Fundeb, o fundo de desenvolvimento que envia recursos federais para a educação e pagamento de professores do ensino básico, atribuição dos municípios. Essa alteração foi aprovada, mas o texto da Câmara não menciona a aprovação de outra emenda do Senado, que retiraria do limite de gastos os investimentos em ciência e tecnologia.

Um especial publicado pela Câmara dos Deputados explica a nova regra fiscal.

Os dados da votação mostram que houve maior índice de traição dos deputados do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro do que quando houve a votação da reforma tributária, no começo de julho. Desta vez, 21 deputados votaram contra a orientação do partido, incluindo Alberto Fraga, que já foi amigo próximo do ex-presidente. Na reforma tributária, 18 deputados votaram contra a orientação. Treze deputados foram contra a orientação do partido nas duas vezes.

Confira quais são as próximas leis importantes na pauta do Congresso. Acompanharemos todas as votações.

Veja no gráfico interativo abaixo como votou cada deputado.

As opções da caixa no canto inferior direito ajudam a mudar a forma de ver. Se você quer ver os votos agrupados em uma coluna por Estado, coloridos de acordo com como o deputado votou (cada ponto é um deputado), escolha estas opções:

Se você prefere ver em colunas por partido, estas são as opções:

Se você quer colorir os votos por adesão ou traição à orientação do partido, estas são as opções:

Boas análises para você!