Pular para o conteúdo

Os desafios de visualizar os dados da pandemia

  • por
Apresentação de Marcelo Soares

As imprecisões dos dados sobre a pandemia publicados por órgãos oficiais representam um desafio para pesquisadores, formuladores de políticas públicas e jornalistas de dados. Foram as deficiências da coordenação oficial do esforço de coleta de dados que deram origem a esforços como o da Lagom Data de organizar de maneira independente as informações disponíveis.

A produção científica e as tecnologias da informação e comunicação foram o tema do webinário Cruzando fronteiras da informação: como envolver a população no combate a epidemias?, que marcou o lançamento da Plataforma Analítica de Modelos para Epidemiologia (PAMEpi). Desenvolvida pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia, a ferramenta permite ao público em geral fazer análises e interpretações com base em informações epidemiológicas sobre a covid-19.

Além de Marcelo Soares, fundador da Lagom Data, estiveram com a palavra a pesquisadora do Cidacs, Juliane Fonseca, que apresentou o funcionamento do PAMEpi, e o vice-presidente do Programa de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Guilherme Franco Netto.

Veja a íntegra de seminário abaixo: