Pular para o conteúdo

Dados do Caged: como anda o mercado formal de trabalho no país

  • por

(Atualizado em 28.nov.2023, com dados do Caged referentes a outubro)

O saldo de vagas em outubro de 2023 foi positivo, embora menos robusto do que o mesmo mês em 2022. Foram abertas 188.003 vagas.

Quebrando os dados por raça/cor e sexo dos trabalhadores, pelo terceiro mês seguido, o saldo mais positivo foi o de contratações de homens negros. A maior fatia do saldo também ficou entre jovens de até 24 anos e pessoas com até o ensino médio completo.

Os desligamentos registrados como tendo ocorrido a pedido do trabalhador se mantiveram próximos dos 600 mil.

Também apresentamos os dados de gap salarial na contratação por sexo e cor/raça na série histórica registrada desde janeiro de 2020.

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) registra a contratação e o desligamento de trabalhadores no setor formal, ou seja, com carteira assinada. É extremamente detalhado, embora só pegue dados dessa parte da população. Tradicionalmente, o dado de um mês sai nos últimos dias úteis do mês seguinte.

Na Lagom Data, já utilizamos o Caged para analisar as atividades mais atingidas por mortes na pandemia e o fenômeno das demissões voluntárias, entre outros. Se sua publicação ou empresa tem interesse em análises mais específicas, entre em contato.

Caso queira publicar uma versão destes gráficos interativos em seu site, entre em contato.