Pular para o conteúdo

IMPA: conversa sobre a importância da ciência

  • por

Marcelo Soares moderou o webinar “Ciência e Matemática: da crise ao desenvolvimento”, promovido pelo IMPA. Em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, 8 de julho, o encontro reuniu pesquisadores para discutir o papel da ciência nas crises, como na pandemia do novo coronavírus, mas também como impulsionadora no desenvolvimento do mundo. Assista abaixo:

O webinar teve a participação do diretor-adjunto do IMPA Claudio Landim, da diretora da ABC Marcia Barbosa, pesquisadora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e de Claudia Sagastizábal, pesquisadora do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp.

Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Landim falou do trabalho e da rotina de um pesquisador e da importância de uma ciência forte para o desenvolvimentos dos países. O matemático coordena o Blog Ciência & Matemática, no jornal O Globo, que reúne artigos de divulgação científica, resenhas sobre avanços das ciências exatas e humanas e análises de políticas públicas.

A “matemática industrial do bem” foi o tema da apresentação de Claudia, que vai explorar como modelos matemáticos podem servir ao bem comum. A pesquisadora do IMECC-Unicamp trabalha atualmente no Projeto Vidas Salvas no Brasil pelo Isolamento Social, em colaboração com outras universidades. O objetivo do grupo é analisar a evolução da taxa de propagação do novo coronavírus após o início das medidas de distanciamento social implementadas a partir de março em várias cidades do país.

A diretora da ABC Marcia Barbosa apresentou o Projeto Ciência Gera Desenvolvimento, da ABC. Criada em 2017, a iniciativa disponibiliza vídeos dinâmicos e informativos que mostram, a partir de exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios econômicos e sociais palpáveis para um país. A pesquisadora da UFRGS também vai falar da necessidade de um “aporte regular e ininterrupto” à ciência, abordando a atual situação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Em 2020, Marcia foi escolhida pela ONU Mulheres como uma das sete cientistas que moldaram o mundo.

Marcações: